Precisamos mudar, mas como? – Pt 2

Na primeira parte dessa serie conversamos sobre o nosso impacto no mundo e sobre como a forma de consumir fala sobre como nos vemos e onde achamos que é nosso lugar no mundo.

Percebemos que existe uma necessidade muito grande de mudar, mas como vamos mudar? Precisamos começar de algum lugar, comecemos por:

Conhecendo a verdade.

Comece fazendo uma análise da sua vida e veja quais são os consumos desnecessários que você tem feito. Faça uma lista do que pode ser retirado de sua casa e destinado à venda ou doação ou até mesmo reciclado.

Pense antes de comprar, analise quais os custos e as necessidades daquele produto.

Ore a Deus para que transforme seu coração e te dê a consciência de que você numa comunidade de 7 bilhões de pessoas e que você possa levar em consideração todas elas quado for fazer uma escolha de consumo e que te ajude a consumir somente o necessário, encontrando todo o contentamento de sua vida nele

pesquise sobre o impacto do seu consumo no planeta

saiba de onde vem o que você está comprando

use embalagens reutilizáveis

Como repensar o consumo.

Antes de sair de casa para fazer qualquer coisa, saia com essa listinha de 5 perguntas em mãos:

1- Preciso mesmo disso?

2- Preciso ter mais de um disso?

3- Vai durar quanto tempo

4- Como é feito o descarte?

5- Quantas vezes irei usar, e se for uma roupa, quais looks essa peça irá compôr com as que eu já tenho em casa?

Agora vamos analisar as grandes áreas de consumo

-ROUPAS E ACESSÓRIOS;

-MAQUIAGENS E COSMÉTICOS;

-ELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS;

-ALIMENTOS;

Roupas

Olhe seu guarda-roupas por completo, peça por peça. Tire de lá as peças que não te dão emoções positivas. Você vai ver que sempre temos as favoritas, as que usamos mais e as que estão lá só ocupando espaço.

Camisa xadrez adquirida em um brechó local.
Blog Franca Mente

Pegue essas roupas que você tirou do guarda-roupas e faça um bazar com as amigas para vender ou trocar. Você também pode doar para a caridade, vender pela internet (existem vários sites de venda de usados).

Pode ainda repaginar as peças que estão sem graça ao invés de se desfazer delas. Procure por inspirações no google ou em aplicativos como o pinterest.

compre peças de segunda mão ou em brechós, isso ajuda a aumentar o tempo de vida útil dessas peças

Monte um armário cápsula.

O que é um armário cápsula? Esse nome é dado a um guarda-roupas organizado á partir de: cor, estação e peças favoritas, reunindo o menos número de peças que combinam entre si.

BENEFÍCIOS

-Aproveitar melhor as peças que você já tem;

-Economizar dinheiro;

-usar peças que você ama muito;

-Otimizar o espaço no guarda-roupas;

-Economizar em liquidações desnecessárias;

-Te ajuda a se programar para ter dinheiro para comprar o quê e quando realmente precisa;

-Acaba com a sensação de ão ter o que vetir;

-Gerencia melhor sua variação de peso e como isso afeta suas roupas;

-Te ajuda a descobrir seu estilo.

Maquiagem

Primeiro vamos pensar juntos: O que precisamos para ter uma pele bonita e saudável?

Somos todas diferentes e isso significa que o que funciona para a minha pele pode não funcionar para a sua. Apesar de sermos diferentes, temos semelhanças com nossos pais. Então, se você quer saber como será sua pele no futuro, dê uma boa olhada nos seus pais, pois você ficará parecida com eles.

O que nos torna diferentes é justamente o que nos torna única! Por isso saiba que você precisa descobrir o que funciona melhor para você. Pesquise, veja quais ingredientes funcionam melhor na sua pele, quais comidas fazem bem para você. Não estamos falando de “produto x para tal tipo de pele”, estamos falando de ingredientes e isso faz a diferença.

Argila preta: ideal para peles sensíveis.
Blog Franca Mente

Veja como é a sua rotina e faça o que se encaixa melhor para ela. Se você trabalha fora ou em casa, se passa mais tempo no escritório no ar condicionado ou se passa mais tempo na rua. Analise todos esse fatores e pense em soluções que facilitem a tarefa de cuidar de você

Quer um exemplo? Eu detesto processo de hidratar o cabelo,e por mais que eu tenha tempo para isso, nunca faço hidratação semanal, logo tenho que me esforçar e encontrar uma solução que supra a necessidade do meu cabelo ser hidratado sem precisar parar uma vez por semana pra fazer isso, entende?

Você é única! Suas formas, curvas, cores, texturas são só suas e isso faz toda a diferença quando se trata de rotina de beleza.

Então, a primeira coisa que precisamos fazer para ter uma pele bonita e saudável é nos ACEITAR!

Precisamos conhecer quem nós somos e perceber como temos características tão únicas. Nos conhecer nos aspectos mais profundos de nós nos ajuda a fazer escolhas melhores, escolhas que cabem na nossa vida.

Não se esqueça que o que você come diz muito sobre a sua saúde e a da sua pele. Saiba que o que você põe pra dentro faz muita diferença.

Alimentos ricos em açúcares, glúten, gorduras saturadas e ingredientes nocivos afetam tanto a saúde do seu corpo como a saúde da sua pele.

Eletrônicos e Eletrodomésticos

Essa parte é um pouco mais complicada por causa do descarte: simplesmente não existe de forma convencional! É muito difícil encontrar lugares para o descarte e a reciclagem correta desses utensílios.

O que é possível fazer é procurar pessoas que trabalham com o conserto desses itens e veja se precisam de peças ou vá em sucatas.

Mas para repensar o consumo excessivo de eletrônicos e eletrodomésticos, o melhor que se pode fazer é:

-Comprar somente quando for extremamente necessário;

-Cuidas para que dure mais;

-Não descartar em lixo comum, procure lugares prontos para receber esses itens, pois eles contêm substâncias nocivas para o meio ambiente;

-Se possível, compre de segunda mão;

-Conserte, não jogue fora por causa de um detalhe que estragou ou ficou feio;

-Não se deixe levar pelas atualizações!

Esse último item da lista é um dos mais importantes! Nos dias de hoje as coisas são feitas para serem descartadas, isso já sabemos, mas pior que isso são as empresas te “forçando” a jogar fora o que você tem e que funciona bem para ter um produto “mais atualizado, com mais funções”. Isso diz mais sobre um status que a empresa quer que você compre do que um produto em si e isso é muito nocivo para a sua saúde mental e financeira

Alimentos

Aqui estamos num campo mais fácil de explorar, mas ao mesmo tempo, o mais difícil de colocar e prática, pois mexe com nossos hábitos alimentares, nossa zona de conforto.

A primeira coisa que precisamos entender é que a comida não é o nosso consolo, muito menos nossa inimiga. A comida é combustível, prazer na medida certa e também disciplina.

Comece planejando as refeições e faça uma lista de compras, se mantenha fiel a ela, não se deixe levar pelas promoções do mercado, sério!

Ao invés de comprar grande quantidade uma vez por mês, compre o que vai consumir na semana ou compre o que vai consumir nas próximas duas semanas. Isso ajuda a gastar menos, evita o desperdício e te ajuda a gastar menos, evita o desperdício e te ajuda a ter disciplina alimentar.

Quando for ao mercado/feira/cerealista compre apenas o que falta na sua dispensa, não compre mais do que precisa.

Blog Franca Mente

Não compre grandes quantidades, compre o necessário. Isso evita que sua geladeira fique cheia de coisa estragada e mal cheirosa.

Dê preferência a feiras, cerealistas, lugares onde você pode escolher o que está comprando, pode levar suas embalagens reutilizáveis e que sejam locais, de produtores locais.

Escolha alimentos da estação. Isso ajuda seu bolso, pois frutas, legumes e verduras que não são da estação são mais caros e mais difíceis de achar.

Sempre que possível, recuse embalagens de plástico, canudos, bandejas de isopor e papel filme. Todo plástico já produzido ainda existe no planeta

Leve com você o que eu chamo de “kit feira zero lixo”, que é composto por:

-Sacola retornável;

-Saquinhos de pano para itens frágeis, castanhas e grãos a granel;

-Saquinhos reutilizáveis para verduras;

-Copo reutilizável (para aquele caldo de cana maravilhoso que só existe na feira);

-Guardanapo de pano ( pra comer aquele pastel gostoso);

-Garrafa reutilizável de água (esse é pra levar junto de você pra qualquer lugar).

e uma dica extra: leve um lanchinho sempre com você, assim, toda vez que você for fazer algo na rua e der fome, não vai precisar gastar com comida ou gerar lixo.

kit de reutilizáveis para levar na bolsa.
Blog Franca Mente

E mais uma coisinha: leve sempre na bolsa talheres reutilizáveis, canudos reutilizáveis, copo reutilizável e guardanapo de pano. Você nunca sabe se vai parar pra comer em algum lugar e, caso pare, não vai precisar utilizar descartáveis

A quinta área de grande consumo são produtos de limpeza e esse é o assunto do próximo post da serie de sustentabilidade.

Até semana que vem!

Anúncios